6 áreas na fotografia que você pode trabalhar e ter uma renda extra

A fotografia abrange diferentes nichos, portanto, existem centenas de tipos para experimentar e seguir. Você pode optar por focar em tirar fotografia de produto, de retrato, de eventos, entre muitas outras opções.

Os nichos de fotografia também definem a personalidade e o gosto de um determinado fotógrafo. O equipamento necessário para os diferentes tipos de fotografia também varia um pouco.

Fazer essa escolha é muito importante para que você possa realizar o melhor trabalho possível. Afinal de contas, você se especializará em um determinado tipo de fotografia, o que te ajudará a se destacar no mercado. 

Neste artigo, falaremos sobre alguns dos principais tipos de áreas na fotografia que você pode trabalhar e ter uma renda extra ou até mesmo tornar um ganho fixo. Confira! 

Principais tipos de nichos de fotografia

Aqui está uma lista com os principais tipos de nichos de fotografia que você pode considerar se especializar. 

1. Fotografia de viagem

A fotografia de viagem pode ser profundamente pessoal ou altamente vendável, dependendo do conteúdo específico. 

Todos nós já vimos blogs e sites de viagens, nos quais as pessoas documentam tudo, desde praias a quartos de hotel.

Ao definir a fotografia de viagem, tudo se resume à história; o fotógrafo captura novos lugares e experiências e nós conseguimos vê-lo da perspectiva deles. Eles tentam capturar os sentimentos que estão tendo em um lugar específico. 

Eles também aprendem fotografia de paisagem, pois também precisam capturar diferentes paisagens bonitas.

2. Fotografia publicitária

Como você deve ter adivinhado, a fotografia publicitária é voltada para o lado comercial do espectro fotográfico. 

Esse estilo é usado por marcas, freelancers, empresas (pequenas e grandes) e muitos outros para comercializar produtos e serviços. 

A fotografia publicitária pode ser utilizada em várias plataformas, especialmente à medida que as mídias sociais e o design de produtos continuam a se desenvolver.

3. Fotografia de casamento

A fotografia de casamento sem dúvida evoluiu em estilo e custo na última década, crescendo tanto como tendência quanto como forma de arte. 

Os fotógrafos de casamento devem ser focados e orientados ao tempo, pois a documentação única de um único dia recai sobre eles.

Nos últimos anos, muitos fotógrafos de casamento utilizaram a fotografia com drone. Muitos estúdios fotográficos em todo o mundo se especializam em fotografia de casamento e também tiram fotos de casais comemorando sua lua de mel.

Em termos de potencial de renda, a fotografia de casamento é uma das especialidades mais lucrativas do setor para quem consegue dominá-la.

4. Fotografia de moda

A fotografia de moda é um gênero sofisticado focado em mostrar roupas e produtos. Esse estilo de fotografia é comumente associado a revistas como Elle, Vogue, Vanity Fair e assim por diante. 

Esse gênero popular está crescendo rapidamente, já que muitos jovens utilizam esse estilo em seus blogs e redes sociais de moda/beleza. 

5. Fotografia de esportes

Quando se trata de arte, a fotografia esportiva muitas vezes pode ser negligenciada. O atletismo traz à mente coordenação, negócios e entretenimento, mas muitas vezes não é associado à expressão criativa. 

No entanto, os esportes são carregados emocionalmente, e jogos e atletas podem mudar de rumo inesperadamente.

A arte é notoriamente difícil de definir, mas a arte (fotografia, especificamente) é frequentemente usada para capturar a verdade. 

Ao fotografar um atleta, treinador ou até mesmo um fã no momento certo, os fotógrafos podem capturar um momento genuíno e torná-lo permanente.

6. Fotografia de retrato

A fotografia de retrato pode ser útil em uma variedade de projetos, sejam eles comerciais ou pessoais. A fotografia de retrato dá aos espectadores a chance de se conectar com o assunto de uma foto.

Ao contrário da fotografia publicitária, o assunto de um retrato pode ou não parecer impecável. 

Os retratos podem incluir fotos na cabeça ou de corpo inteiro, e podem abranger uma série de emoções e imagens.

Conclusão

Se você deseja começar a trabalhar com fotografia, ou já trabalha tirando fotos, é muito importante compreender quais são os principais nichos que pode atuar. 

Escolher em qual área na fotografia atuar é fundamental para que você possa se especializar em um determinado estilo de foto. E isso, consequentemente, te ajudará a se destacar no mercado e conseguir mais clientes. 

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que ele te ajude a escolher qual nicho de fotografia é o ideal para você!